Compost Barn: vantagens e cuidados.

O que é um Compost Barn?


É um sistema de confinamento, onde as vacas ficam alojadas em um galpão coberto, com uma grande cama de compostagem. Este tipo de instalação, permite que os animais se protejam das variações climáticas e intempéries. Além do mais, é um sistema de produção com maior sustentabilidade e reaproveitamento dos dejetos (urina e esterco), pois a cama dos animais, é uma “cama viva,” onde pode ser usado como substrato, materiais que absorvam a umidade, como por exemplo, serragem, maravalha, lascas de madeira, casca de café ou de amendoim, entre outros. No processo de compostagem da cama, a urina e as fezes das vacas vão fornecer os nutrientes essenciais (carbono, nitrogênio, água e microrganismos) para que a fermentação ocorra. E para se alcançar sucesso e boa qualidade no material, é necessário a introdução de oxigênio na cama através do seu revolvimento, para que os microrganismos presentes nela, produzam calor suficiente com a fermentação, para secar o substrato e diminuir a carga de patógenos existentes no local.  


Vantagens do Compost Barn.


Existem uma série de vantagens que esse sistema de manejo proporciona, dentre elas essas são as que consideramos mais importantes: 


  • A cama sobreposta serve como uma barreira física entre o esterco e a vaca. 


  • A fermentação da cama diminui a carga microbiana e possibilita uma maior higiene, sendo menor o risco de mastite ambiental e menor a contagem de CCS. Estes fatores contribuem para uma melhora na qualidade do leite e na saúde dos animais. 


  • É um sistema que proporciona um amplo espaço para as vacas (em média 12m² por animal) se movimentarem livremente e se deitarem, além de quando estiverem em pé, elas estarão em cima de uma superfície macia, o que contribui para a redução dos problemas de casco, ajudando na maior facilidade de manifestação de cios e contribuindo para o aumento das taxas de detecção e de concepção. 


  • Outro ponto positivo e muito importante, é o conforto e bem-estar do rebanho que serão melhorados, justamente pelo maior espaço/vaca, melhor a higiene da cama e dos animais, contribuindo para um sistema imune mais forte de cada vaca, que serão mais resistentes às doenças, tendo menos gastos com medicamentos e, por estarem em um estado de maior conforto, terão um aumento na sua produção, em torno de 20%. 


  • O bem-estar também contribui na maior longevidade dos animais, tendo a possiblidade de adicionar mais uma lactação na vida produtiva das vacas. 


  • Potencialização da mão de obra e utilização da cama compostada como fonte de renda e/ou possibilidade de redução nos custos com adubação. 


Cuidados com o Compost Barn.


Como em qualquer sistema produtivo é necessário ter alguns cuidados essenciais para que sejam extraídos os melhores resultados e proporcione bem-estar aos animais. 


  • Uso de ventiladores, com velocidade média de 3m/segundo e ligados durante o dia todo. Isto proporciona manter a qualidade do ar, diminuir o estresse térmico dos animais e diminuir a umidade da cama, sendo que se ela estiver com alto teor de umidade, haverá formação de torrões e compactação. 


  • Aeração da cama, ou seja, fazer o revolvimento dela duas vezes ao dia, em zigue-zague dentro do galpão, para garantir uma baixa e uniforme umidade ao longo da cama do compost. 


  • Altura do subsolador que faz o revolvimento. Esta máquina deve atingir as camadas mais profundas da cama, por exemplo, se a cama tiver 50cm de altura, deve-se revirar de 35 a 40cm de profundidade. Neste ponto, é muito importante ter o cuidado para não revirar a terra que fica embaixo da cama, pois se houver a mistura, a terra irá comprometer a fermentação, além de prejudicar a perda de umidade e formar barro, expondo os animais a enfermidades e desconforto.  


  • Temperatura da cama: quando nova, é comum que chegue à 65°C por causa da alta disponibilidade de nutrientes e alta atividade microbiana. Com o uso da cama, a curva de temperatura vai diminuindo, sendo que o ideal é que fique em torno de 43°C a 60°C. 


  • Reposição da cama: muito importante ter material extra para repor quando necessário, pois lotes com maior lotação e/ou lotes com maior produção comem mais e estercam mais, favorecendo uma maior umidade, cama mais suja e vacas mais sujas, sendo necessário repor o substrato. Também, em períodos do ano com maior umidade, deve-se ter este cuidado. 


  • Alimentação das vacas fora da cama, pois diminui a possibilidade de sujeiras e umidade, tendo menores chances de infecções intramamárias. Ideal que se tenha um corredor de alimentação, fora da cama.  


O sistema de compost barn é muito eficiente e proporciona muitos benefícios, tanto para as vacas como para as pessoas! E o principal, como qualquer outro sistema produtivo, é que o sucesso deste tipo de instalação, depende essencialmente do manejo!  


Precisa de uma ferramenta que ajude você a aumentar a rentabilidade da sua fazenda? O monitoramento da Cowmed ajuda você a diagnosticar doenças mais rápido, emprenhar mais vacas e produzir mais leite. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar! 


orcamento-monitoramento-3a80a8b1f7beeb4fddae/UA-199765615-1


Maria Eduarda Cesar Salvador

Analista de Custumer Sucess

Estudante de Zootecnia