Fazenda Jerivá: tecnologia e autonomia para o crescimento da propriedade.

Entrevistamos o proprietário João Benko para saber um pouco mais da história da Fazenda Jerivá que está sediada no município de Abadiânia-GO. Tudo iniciou em 1980 e contava apenas com uma moradia para um casal que desejava viver dos frutos que a terra gerava. O que era um local de produção de mudas frutíferas e ornamentais foi diversificando e com isso veio o plantio de tomate para a uma indústria próxima a fazenda. Iniciava a partir de então a produção em escala maior e a experiência de receita recorrente. 

A ideia da verticalização do negócio surgiu muito antes da Fazenda Jerivá existir. O comércio de venda de lanches e plantas ornamentais na rodovia BR 060 que liga Brasília-DF a Goiânia-DF, foi um dos primeiros passos do modelo de negócio atual, a produção dos alimentos que são comercializados em seus restaurantes.





A produção leiteira foi um marco para a fazenda, pois era uma matéria-prima diferenciada e que gerava produtos com sabores marcantes para os clientes. A dieta com mais volumoso junto com o bem-estar animal gerava bons resultados para todos. 
A Jerivá é uma empresa bem-informada sobre as tecnologias que trazem autonomia e automação para os processos complexos, e por este motivo decidiu adotar o sistema de monitoramento da Cowmed.
Ao ser questionado sobre os serviços oferecidos por nossa empresa, João contou: “A Cowmed entrou no Jerivá em julho de 2021. Ao entrarmos em contato, a equipe foi rápida nas respostas e no atendimento local. Mostraram conhecimento técnico excelente de tecnologia e de manejo.”



O desafio a ser superado com a aquisição das coleiras de monitoramento era aumentar a taxa de serviço e melhorar a identificação do cio. João relata que a tecnologia atendeu de imediato a demanda e trouxe novas e importantes informações sobre o seu rebanho. “Dizemos que a Cowmed abriu nossos olhos, mostrou nossos pontos fracos e com isso nos estimulou a crescer com segurança. Dobramos a quantidade de monitoramento logo no primeiro mês e já estamos caminhando para 100% do rebanho monitorado.”
Ao ser questionado sobre o diferencial no seu dia a dia após a utilização do sistema, João afirma: “Hoje podemos avaliar individualmente os animais e ao mesmo tempo o grupo. Os relatórios da coleira geram informações que não tínhamos e que agora nos ajudam a tomar decisões mais acertadas. Temos um outro olhar de nosso rebanho graças ao monitoramento. É bem provável que não iremos ficar sem essa tecnologia daqui para frente.”
A melhora nos resultados esperados por João e família na sua propriedade foi bastante visível. “A taxa de serviço melhora muito rápido. Algumas decisões de melhorias de manejo vieram das informações geradas pela coleira e pelo software. A evolução é constante pois o monitoramento é 24/7 e, portanto, agora não iremos parar de melhorar pois cada animal está nos dizendo o que precisa para produzir mais.”



O Grupo Jerivá nunca parou de crescer e sempre com o conceito de verticalizar a produção para ter o controle em todas as etapas do alimento. Hoje são produzidos mais de 5000 litros de leite por dia que são processados no laticínio próprio. Os vários tipos de queijo são vendidos em lojas próprias como também em supermercados.

A sustentabilidade está no DNA da empresa deste o início, que hoje gera a energia própria através do Biodigestor, produz o composto através dos dejetos bovinos e suínos que vira um adubo de alto valor para as lavouras de milho que viram silagem para o gado de leite.

As metas são ousadas com projetos de aumento de produção leiteira e abertura de novos pontos de venda. A Cowmed é mais uma parceira da Fazenda Jerivá para que todos estes objetivos se tornem realidade. João conclui “Através de uma tecnologia precisa, robusta e com valores dentro da realidade do produtor de leite.”



Faça como a fazenda Jerivá, CLIQUE AQUI e faça parte da família Cowmed.