Como a COWMED ajuda o produtor a aproveitar as comemorações e feriados?

Para conseguir descansar o produtor precisa se esquecer de suas vacas?


    Todo mundo já ouviu aquela frase, produtor de leite não tem fim de semana, não tem feriado e nem férias e quem trabalha sabe que, se você não tem uma organização muito boa na sua propriedade, realmente você não consegue se desprender do trabalho nos dias de descanso. Nesse contexto se encaixa a COWMED, dando confiança ao produtor que seus animais estão bem cuidados.

A produção leiteira está ficando cada dia mais tecnificada, o que já possibilitou a alta produção de leite com qualidade que se observa hoje. Mas essa evolução também trouxe a necessidade do acompanhamento constante dos animais para a identificação de cio e de doenças de forma precisa para manter os bons índices reprodutivos e os animais saudáveis. Infelizmente não podemos escolher o momento que as vacas vão apresentar o cio ou adoecerem, por isso é essencial observarmos eles todos os dias. 

As vacas são animais que dependem muito dos manejos que são realizados com elas para se manterem confortáveis e produtivas e, acima de tudo, da constância desses manejos. Elas precisam receber a MESMA comida, na MESMA hora, TODOS os dias, e o isso se aplica a ordenha também, a condição do ambiente.... a lista é longa. Aqui se justifica a ideia que o produtor de leite não tem folga, por que as vacas não podem ter dias diferentes.

Quando acontecem diferenças de manejo de um dia para o outro, é muito visível a influência nas vacas: Elas vão consumir menos alimento, vão ruminar menos, vão sofrer estresse por não entender o que está acontecendo e com certeza vão produzir menos na ordenha seguinte. Como exemplos disso podemos citar troca de funcionários no fim de semana ou uma equipe reduzida devido, que pode gerar diferenças na hora de misturar o alimento, atraso na ordenha ou na liberação dos piquetes.

Nesse meio fica o produtor de leite, que precisa atender essas demandas dos animais para garantir a produção, além de, muitas vezes, ser responsável também pelas finanças da fazenda. Ou seja, a rotina do produtor se torna muito cheia e para se ter momentos de descanso, uma boa qualidade de vida, a organização é fundamental e se utilizar das ferramentas certas nesse processo torna o processo muito mais ágil.

Uma das missões da COWMED é levar para o produtor rural a confiança de que as vacas estão sendo cuidadas e que ele pode saber o que acontece com elas sem sacrificar seus momentos de descanso. Através das coleiras de monitoramento a COWMED acompanha o comportamento da vaca todos os dias, 24 horas por dia, sendo assim, sempre que um animal começar a apresentar alguma doença, o produto já vai saber que aquele animal específico no meio do seu rebanho precisa ser conferido e receber algum tratamento diferente. 

Da mesma forma que as doenças, o produtor não escolhe o momento em que a vaca vai apresentar o cio, então para manter boas taxas de serviço e de prenhez na fazenda o produtor deve identificar o momento em que cada vaca entra em cio, para insemina-las no momento certo. A COWMED ajuda a poupar tempo do produtor nessa observação de cio, alertando o momento em que a vaca está em cio, possibilitando que o produtor siga suas atividades sem precisar observar os animais constantemente para identificar o cio.

Para se ter bons resultados, em qualquer atividade, é importante trabalhar muito, se dedicar, mas esse trabalho não pode acabar com a qualidade de vida do trabalhador. O produtor de leite que se propõem a fazer todo o serviço que a produção leiteira lhe exige, sem se organizar devidamente acaba doando muito do seu tempo para isso, ficando difícil ter uma qualidade de vida boa. Dessa forma a organização se torna essencial para o produtor se manter bem na produção leiteira, e a COWMED pode ajudar com isso!

Hoje em dia a tecnologia está trazendo facilidades para todas as atividades econômicas, e a produção de leite não é diferente. A COWMED surgiu para ajudar o produtor de leite a acompanhar seus animais sem precisar estar constantemente junto dos animais e para isso temos uma equipe de Zootecnistas e Veterinários a disposição do produtor para treinar e auxiliar na interpretação de seus animais, mesmo em dias de descanso.