Infraestrutura

Cada animal monitorado recebe uma coleira (colar), com sensores que monitoram o comportamento da vaca 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os dados são armazenados na coleira e, diante da proximidade das antenas, os dados são transmitidos, processados e armazenados em nuvem (cloud computing).
O procedimento de instalação é muito simples, leva aproximadamente um dia na maioria das fazendas (dependendo do manejo dos animais e disponibilidade de equipe). Cada um dos animais receberá uma coleira, isso requer a realização de um manejo para a instalação do colar em cada um dos animais e realizar o cadastramento destes no software de monitoramento (cadastramento realizado pela equipe de instalação da Cowmed). Para receber os dados das coleiras, serão instaladas antenas em regiões estratégicas da fazenda (barracão, sala de ordenha, pista de alimentação, piquetes), locais estes, que devem dispor de pontos de energia disponibilizados pela fazenda.
Sim. Todo a comunicação, transmissão e análise dos dados depende diretamente da internet na fazenda. É necessário ter um ponto de internet sem fio (wi-fi) na área monitorada (próximo a uma das antenas - antena principal). A internet precisa ter uma velocidade mínima de 1MB e o pacote de dados (para quem utiliza 3G ou 4G) mínimo de 3 GB (o volume de dados dependerá do número de animais monitorados). É importante que a internet seja estável para garantir a comunicação em tempo integral.
No caso de barracões (free stall, compost barn), as antenas ficam posicionadas sobre os lotes que serão monitorados. No caso de sistemas semi-extensivos, as antenas ficam alocadas na pista de alimentação e sala de ordenha, e os animais precisam permanecer, por pelo menos, uma hora e meia na área de cobertura das antenas. Antes da contratação, a equipe técnica da Cowmed realiza uma avaliação da quantidade de antenas necessárias bem como apresenta ao cliente o projeto da área monitorada.
Todos aqueles colaboradores e parceiros que irão receber os alertas de cio, saúde e nutrição, e que precisam estar a par das informações geradas pela Cowmed, precisam dispor de um smartphone com os seguintes requisitos mínimos: sistema operacional Android ou iOS, tela mínima de 4" e 8GB de armazenamento. Este é um smartphone básico, mas que atende aos requisitos mínimos para o recebimento dos alertas e uso do aplicativo Cowmed. Além do aplicativo Cowmed, o Whatsapp também é uma importante ferramenta de comunicação e por isso muito utilizado em nosso relacionamento com a fazenda.

Plano Cowmed

Ao contratar o Plano Cowmed você está contratando o monitoramento do número de animais acordado em contrato, suporte técnico remoto ou inloco, treinamento remoto para a correta utilização do sistema, acompanhamento técnico remoto especializado de Eng. Agrônomo, Veterinários e Zootecnistas.
A Cowmed recomenda sempre monitorar todos os animais da fazenda, principalmente os grupos de risco (animais de produção e transição), porém, a decisão é sempre do produtor. Recomendamos o monitoramento completo destes grupos de risco, pois o monitoramento parcial acaba por gerar duas rotinas distintas na fazenda gerando dúvidas na hora de tomar decisões.
Não. O plano Cowmed prevê a substituição de baterias quando as coleiras chegarem ao fim da vida útil, ou seja, você não precisa readquirir o sistema ao fim da vida útil das baterias das coleiras.

Monitoramento

Não. Através do sistema CowMed é possível monitorar animais em confinamento, a pasto, bem como em sistemas misto.
As coleiras coletam, armazenam e contabilizam o tempo dedicado a ruminação, o tempo dedicado a atividade (socialização, pastejo, deslocamentos, monta) e o tempo dedicado ao ócio (tempo parado sem ruminar). Os dados são expressos em minutos.
O usuário poderá ter acesso às informações de duas formas distintas, através do software e/ou aplicativo. O Software Cowmed é todo online, ou seja, você tem acesso de qualquer lugar via internet. Através do software você acessa gráficos, análises, relatórios e tem o total controle da sua fazenda. O aplicativo Cowmed, disponível para Android e iOS, foi desenvolvido para que os usuários tenham acesso rápido aos alertas, relatórios e registro de informações do dia a dia.
Os usuários do aplicativo CowMed podem ser todas as pessoas da fazenda que você entender necessário receber os alertas, ou seja, não há limite de usuários. No momento da instalação do sistema na fazenda, a equipe da CowMed cadastra login e senha de acesso ao software e aplicativo, e fica a cargo do responsável pela fazenda a distribuição das permissões de acesso.
No dia do cio a vaca fica mais agitada e altera seu "padrão de comportamento", alterando seu padrão de atividade e dedicando menos tempo a ruminação. Ao identificar esta mudança a Cowmed emite um alerta, informando o horário de início e o melhor horário de intervalo para realizar a inseminação. Este alerta é enviado através do aplicativo e/ou software Cowmed.
Da mesma forma que o cio, o colaborador da fazenda recebe estes alertas através do software e/ou aplicativo Cowmed. Os alertas relacionados a saúde, são identificadas por mudanças distintas das de comportamento de cio. Normalmente uma vaca doente come menos, rumina menos, tem menos atividade. Essa mudança na sua dinâmica diária é identificada e o alerta é gerado, informando que aquela vaca precisa de uma "atenção especial". Os alertas são gerados normalmente com bastante antecedência, permitindo que o produtor identifique precocemente um problema de saúde e evite perdas por descarte de produção ou mesmo descarte do animal.
Avaliando a dinâmica de cada um dos lotes monitorados é possível identificar alterações que afetam o rebanho como um todo. Diante de qualquer sinal de mudança na dinâmica do lote, a Cowmed emite alertas para que você fique atento a possíveis mudanças de manejo ou de componentes da dieta que estão afetando o rebanho.
WhatsApp Cowmed