Já avaliou o "comer" de suas vacas?

    Já parou para pensar quantas refeições você fornece para suas vacas e se há resíduo no cocho de alimentação? Não? Então vamos conversar mais sobre isso!


    As vacas deveriam comer pelo menos 12 refeições idênticas e distribuídas ao longo do dia, elas devem ruminar muito e não devem selecionar os alimentos, quanto maior a produção de leite, mais importante é isto. Outro fator é que, para que as vacas sejam capazes de ingerir uma grande quantidade de refeições e ruminar tranquilamente, o local deve ser limpo, calmo e sem estresse, de fácil acesso e que tenha uma boa oferta de alimento. 


    Os alimentos devem ser palatáveis, o manejo do fornecimento da dieta deve seguir um padrão de horários, lembrando que alimentos frescos sempre estimulam a vaca a ir comer, e para comer elas precisam de água.


    Conhecendo esses pontos e fornecendo alimentos de boa qualidade você consegue trabalhar e administrar a dieta de suas vacas, mas já pensou em ter tudo isso na palma da mão, com um sistema que você pode avaliar o comportamento de consumo (comer) de suas vacas. A CowMed tem em seu sistema de monitoramento, um módulo específico sobre nutrição, onde você, produtor ou nutricionista, pode acompanhar o comportamento dos lotes. 


    No primeiro gráfico podemos analisar o comportamento de consumo dos animais que recebem poucas refeições durante o dia, observem o pico do comportamento de consumo (linha laranja), está bem elevado indicando que os animais consomem muito em poucas refeições. Lembrando que uma vaca deve comer muitas refeições distribuídas durante o dia, refeições menores fará com que o rúmen se mantenha cheio e a queda de pH é minimizada.


    No segundo gráfico podemos analisar quando os animais estão em superlotação na linha de cocho, observem o pico do comportamento de consumo (linha laranja), a linha de consumo se mantém baixa com algumas elevações em momentos do dia. Uma vaca que tem limitações no consumo, e não consegue comer ao mesmo tempo que as outras do grupo, normalmente comerá menos, vai deitar-se menos, produzirá menos leite por consequência. 


    Portanto, enquanto houver alimento de qualidade e palatável aos animais, com composição correta, disponibilidade, e fornecendo alimento, frequentemente irá reduzir a seleção, os componentes da dieta permaneceram palatáveis por mais tempo por consequência redução das limitações do consumo, também é importante o comportamento de consumo de seus lotes fará com que você tenha uma tomada de decisão mais precisa e assertiva no seu negócio.


Quer saber mais? Clique aqui.