Atenção especial a determinados animais que fogem da média de ruminação do lote

O monitoramento CowMed permite observar a ruminação dos lotes individualmente e, dentro de cada, a identificação dos animais que não estão acompanhando o padrão de comportamento do lote, priorizando as vacas que precisam de maior atenção.

Ao falar em nutrição de bovinos de leite, vem se a mente primeiramente o alimento que o animal está ingerindo, se o mesmo é de qualidade e se atende as exigências do animal, mas dentre todos o fator de maior influência na produção de leite e na alteração da condição corporal durante a lactação é o consumo de alimentos.

Para que ocorra um ótimo consumo e um bom aproveitamento do alimento, é necessária uma dieta bem balanceada, com um teor de fibra adequado, para que haja uma ruminação prolongada e intensa, de modo que ocorra a estimulação da secreção de saliva, esta rica em bicarbonato, que é fundamental para a neutralização da acidez produzida pela fermentação dos alimentos no rúmen, que podem causa problemas como a acidose.



Bom, mas o que é a ruminação?

Trata-se de um processo, pelo qual o animal, regurgita o bolo alimentar para a boca, remastigando para ocorrer uma maior fragmentação das partículas, favorecendo assim uma maior ação dos microrganismos, consequentemente um melhor aproveitamento do alimento no rúmen. De acordo com o banco de dados da CowMed, vacas em lactação, ruminam em média 600 minutos por dia (10 horas).

Imagem relacionada


E como você pode saber se seus animais estão tendo um bom consumo dos alimentos fornecidos?

É importante observar o comportamento dos animais, em um sistema de manejo nutricional bem planejado, permite que os animais apresentem um comportamento ingestivo normal, livre acesso a água, conforto e bem-estar. É importante ter em mente que as vacas de leite são animais habituados a viver em grupos e que formam hierarquias de dominância, no que se refere à preferência no consumo de alimentos seja no cocho ou no pasto.

Uma boa estratégia, para que esse processo seja satisfatório é a divisão dos animais em lotes, esta divisão faz com que ocorra uma diminuição de variações dentro de um mesmo lote, diminuindo os efeitos negativos da interação social, além de facilitar a formulação de dietas e ter uma maior facilidade em observar o comportamento dos animais.

Para facilitar ainda mais o manejo com os animais, aliado com a saúde, reprodução e nutrição, a CowMed, possui um sistema que monitora o tempo de ruminação e atividade de seus animais. O monitoramento CowMed permite observar a ruminação dos lotes individualmente e, dentro de cada, a identificação dos animais que não estão acompanhando o padrão de comportamento do lote, priorizando as vacas que precisam de maior atenção.

Visualização da imagem


Por fim, ferramentas como a CowMed, podem auxiliar você produtor, no monitoramento da ruminação de seus animais, focando principalmente nos que mais precisam de atenção otimizando o tempo que o produtor destina aos animais.


Autora:  Laura Caye Sebastiany, Zootecnista.