Se a sua vaca falasse, o que ela diria?

Se a sua vaca pudesse falar o que ela diria a você? Se você tivesse nascido como uma vaca na sua fazenda, você seria feliz? Gostaria de viver lá? Você teria satisfeito seus desejos e necessidades básicas?

As perguntas acima são questionamentos simples, as quais raramente paramos para refletir e que estão diretamente relacionados ao resultado de qualquer negócio. Imagine você exercendo uma profissão de médico ou ainda de funcionário de uma grande empresa e busque comparar.

Por melhor médico que você seja, formado nas melhores universidades do país e tido todos os cursos de especialização necessários, sem ferramental básico para exercer sua profissão não conseguirá sequer ter certeza num diagnóstico prescrito. Assim como nossas vacas com as melhores genéticas, se não dispormos de ferramentas que as façam atingir seu pico de produção, pouco adianta a capacidade que ela tenha em ser uma referência, sempre ficará aquém do que realmente pode fazer.

O funcionário de uma grande empresa busca crescer dentro da companhia, tendo suporte para realizar seu trabalho de maneira ótima e gerar o maior retorno possível, mas imagine se ele recebe um péssimo salário, não tem uma mesa de trabalho sequer, trabalha no calor e a sua opinião não é levada em consideração, sua produção tende a ser próxima da sua real motivação.

Assim também é com a vacas de leite, sua produção estará diretamente relacionada a sua motivação em produzir, se ela é estimulada, trabalha em um ambiente agradável, tem comida fresca disponível na maior parte do dia, dificilmente este animal não gerará retorno imediato à fazenda ou adoecerá por motivos banais.

Cada vez mais a profissão de produtor de leite ou gerente da fazenda é um cargo de liderança e gestão, não somente no que diz respeito a manutenção do negócio e gerencia dos funcionários, como também ser um líder para aquelas que produzem, um líder de vacas.

E que tipo de líder você gostaria de ser? Como quer ser visto e percebido?

As vacas não mentem, elas não vão passar a mão nas suas costas e levantar seu ego se você for um mal gerente ou um péssimo líder, elas vão responder diretamente na produção. Mas como saber a opinião delas antes de obter resultados ruins na fazenda?


Pensando em fornecer uma ferramenta capaz de aproximar o produtor de seus animais, desenvolvemos a coleira de monitoramento COWMED, capaz de traduzir os principais comportamentos do animal(ruminação, atividade e ócio) e avisar o produtor cada vez que este animal quiser se expressar de alguma forma diferente, seja por estar em cio, doente ou por não ter gostado da nova dieta.

A COWMED tem como objetivo empoderar a relação entre vaca e produtor, fornecendo uma ferramenta capaz de traduzir a opinião do rebanho em mais resultados, mais produtividade e mais qualidade de vida para todos. Gostou e quer saber mais? Navegue no site, entre em contato conosco, tudo que fizemos é pra você produtor! E claro, para suas vacas!


Leonardo Guedes