VIC - A ASSISTENTE VIRTUAL QUE AUXILIA VOCÊ NAS TOMADAS DE DECISÃO

VIC - A ASSISTENTE VIRTUAL QUE AUXILIA VOCÊ NAS TOMADAS DE DECISÃO 

Com uma rotina agitada o produtor de leite possui uma gama de demandas diárias as quais precisa se preocupar em resolver, para que sua produção se mantenha estável e positiva. Com o monitoramento animal, através das coleiras, a Cowmed consegue ouvir as vacas e interpretar suas necessidades. Mas e se além disso você conseguisse receber notificações de secagens, previsões de parto, entradas em pré-parto, além de protocolos de IATF cadastrados, entre outros recados importantes da sua fazenda?


    Com a VIC (Virtual Interpreter of Cows) a nossa assistente virtual, conseguimos auxiliar o produtor em diversos manejos. Pois as notificações chegam com um prazo de antecedência, e seguem sendo avisadas frequentemente de acordo com a necessidade de cada fazenda. Estas notificações irão auxiliar os produtores em suas tomadas de decisão de forma assertiva. 

   


Previsões de secagens, como esta garantem ao produtor saber a hora exata de investir em remédios para a secagem ou para a mudança da dieta e o início da diminuição das ordenhas.  Um aviso como este, é importante, pois é no período seco que acontecerá a regeneração do epitélio mamário, preparando o animal para a próxima lactação (Barbosa, et al; 2019).

 

O período Pré-Parto, o qual compreende parte do período de transição de vacas leiteiras (3 semanas pré e pós parto), é um período crítico que exige cuidados sanitários e nutricionais. Aqui o produtor conseguirá projetar com antecedência o fornecimento de uma dieta aniônica em suas vacas, estratégia importante a considerar, uma vez que os custos com alimentação giram em torno de 70% do total da produção. Sabemos também, que neste período as dietas aniônicas são utilizadas como estratégias para minimizar distúrbios metabólicos no rebanho, garantindo um desenvolvimento fetal positivo e uma boa qualidade de vida a vaca neste período crucial que antecede o parto. (DeGROOT, et al; 2010).


Depois que os animais entram em Pré Parto, a partir do momento em que se aproximam da data prevista para o parto, a VIC irá gerar as notificações e com isso, podemos ficar atentos aqueles animais para uma possível intervenção caso necessário em partos distócicos, por exemplo. E este acompanhamento nos garante saúde e bem-estar neste período para a vaca e o bezerro. 

    Dentre as tantas notificações que a VIC nos traz, conseguimos mais agilidade e eficiência em seu serviço quando clicamos na caixinha " ver detalhes", onde somos diretamente levados a listagem referente a notificação, podendo ser as listagens de secagem, com os respectivos animais a serem secos, ou as listagens de previsões de parto na semana e ainda, nos permite exportar esta listagem para quem sabe montarmos um relatório ou imprimir caso seja necessário. Com isso, conseguimos ter em nossas mãos os animais a serem avaliados e planejar as ações de maneira rápida e eficaz. 


Referências 
BARBOSA, William Marota et al. Impacto da mastite subclínica na chance de cura durante o período seco de vacas leiteiras. 2019.
DeGROOT, M.A.; BLOCK, E.; FRENCH, P.D. Effect of prepartum anionic supplementation on periparturient feed intake, health, and milk production. J.Dairy Sci. 93: 5268-5279, 2010.