Período de Transição: Pré-Parto, Como Analisar?

O comportamento de vacas no pré-parto pode indicar se ela terá uma transição de sucesso ou não. Deixe uma pessoa responsável por realizar a análise do comportamento das vacas periodicamente.


Rotina de Acompanhamento da Transição das suas Vacas Monitoradas

1. Acesse os animais monitorados do pré-parto em 'Monitoramento > Animais Monitorados', e no Status de Reprodução selecione 'Pré-Parto', como na imagem a seguir.

Monitoramento Cowmed


2. Ordene as vacas com menor tempo de Ruminação nas últimas 24 horas clicando na seta vermelha, como da imagem abaixo.


3. Acompanhe todas as vacas que possuem tempo de ruminação inferior a 6h, ou que tenham status de saúde 'Grave' ou 'Observação'.

Monitoramento do tempo de ruminação


4. Vacas com baixa ruminação (inferior a 6h ou alta variabilidade de ruminação - muitos alertas de saúde no pré-parto), estão tendo baixo consumo da dieta e com isto tem maiores probabilidades de apresentarem hipocalcemia subclínica no pós-parto imediato e consequentemente, todas as doenças que ela potencializará; (Mastite, Metrite, Deslocamento de Abomaso, Retenção de Placenta, etc). 70% das vacas nestas condições apresentam algum problema de saúde no pós-parto segundo estudos realizados no banco de dados da COWMED.

Monitoramento Cowmed


5. Fique atendo a data de parição destes animais durante a semana, bem como a alertas de proximidade ao parto.


6. Converse com seu veterinário e crie estratégias de acompanhamento destas vacas, animais que apresentam problemas no pós-parto tem dificuldade em emprenhar e sua sanidade abalada por toda lactação.


Gostou do conteúdo e quer acessar mais artigos como este? Acesse nossa central de ajuda.

Para saber mais sobre comportamento de vacas no período de transição acesse nosso e-book sobre Comportamento de Vacas no Período de Transição.