4 erros que você não pode cometer na reprodução da sua fazenda.

A reprodução tem numerosos impactos na economia de uma fazenda leiteira, como a alteração das decisões sobre o descarte para melhorar o ganho genético e a produção de leite. O fator principal é que reduzir o intervalo de parto, melhorando o desempenho reprodutivo reduzirá os dias médios em lactação (DEL) do rebanho e aumentará a proporção de vacas na fase mais produtiva da curva de lactação, reduzindo assim o número de vacas com lactação avançada quando a produção é normalmente menor. Esta estratégia é ainda mais importante quando a persistência da lactação dos animais do rebanho é baixa. 


Você já pode perceber que não tem como não prestar atenção nos pontos que vão impactar negativamente os indicadores de reprodução da fazenda. Pensando nisso levantamos nesse post os principais erros que você, definitivamente, não pode cometer na sua fazenda. Dá só uma olhada: 


1. Não identificar as vacas sem serviço. 


O grande objetivo de ter ferramentas para auxiliar a emprenhar mais vacas é para encontrar os animais vazios. É muito importante confirmar as que estão prenhas, mas trará mais resultados e diminuirá o custo de produção da fazenda identificar o mais rápido possível as vacas que estão sem serviço na fazenda. Seja por estarem no PEV, momento que deve ser dada atenção à saúde uterina da vaca para que a as chances de sucesso da próxima inseminação sejam maiores, seja por algum erro de manejo.  


Para ajudar a encontrar essas vacas a Cowmed desenvolveu a lista de vacas sem serviço. Nessa lista entram todas as vacas que estão sem serviço há 42 dias da última IA e, também, os animais após o PEV. Essa lista vai auxiliar a expor mais vacas à reprodução na fazenda. O benefício final é aumentar a taxa de serviço, diminuir o IEP, diminuir o DEL médio. Todos os fatores que ajudam a fazenda a aumentar a rentabilidade. 


Na lista de vacas sem serviço você poderá ver o panorama geral de todas as vacas que estão sem serviço na fazenda, no caso acima a grande maioria dos animais está marcado para indução de lactação ou para descarte. Desta forma fica mais fácil classificar os animais que precisam receber atenção. 


2. Não acompanhar os retornos de cio da semana.


Bom, a gente sabe que existem um milhão de tarefas diárias na fazenda. Só isso já torna o trabalho de acompanhar os animais que podem entrar em ciclo mais difícil. Outro ponto é acompanhar os dias em que os animais que foram inseminados têm a probabilidade de retornar em cio. Com certeza automatizar esse processo de identificação desses animais prováveis de retorno, dá muita tração na reprodução das fazendas.  


A VIC vai te ajudar com isso, semanalmente, ou quando você quiser ela vai lhe informar quais são os animais prováveis de retorno. Ela é sua assistente virtual! Com ela fica mais fácil para organizar as tarefas e prestar mais atenção nos animais que mais importam dentro da fazenda nesse aspecto. Saber quais as vacas que não conceberam no ciclo de 21 dias atrás é uma informação extremamente útil e barata. 



3. Não saber quais são as vacas aptas. 


Cada fazenda tem suas rotinas de manejo reprodutivo, algumas são mensais, quinzenais, semanais, vai depender do tamanho da fazenda. O fato é que nestes manejos é muito importante saber quem são os animais que estão aptos a receberem uma dose de sêmen e então identificar o motivo deste animal ainda não ter sido inseminado. Se você não sabe quais são os animais aptos, está perdendo dinheiro na sua fazenda. 


Com a lista de vacas aptas que você encontra no sistema da Cowmed você vai, de forma extremamente fácil, identificar quem são esses animais e conseguir tomar decisões mais ágeis. Nessa lista você também vai conseguir identificar o número de serviços de cada animal, o que vai facilitar a identificação de vacas problema e, se for o caso, marcar o animal como inapto para reprodução. 


4. Inseminar os animais no horário errado. 


Como maneira de auxiliar na organização dos animais e planejamento de quem deve receber mais atenção de acordo com seu estágio produtivo e situação que se encontra existem as listas de manejo citadas à cima. Mas, na hora do cio, ainda existe um fator que gera dúvidas. Qual o horário ideal para a inseminação da vaca? Essa é uma pergunta que muitas vezes é difícil responder e sabemos que o horário da inseminação impacta diretamente na taxa de concepção da inseminação.  


Para identificar o momento ideal da inseminação é preciso saber quando o comportamento de cio iniciou. Bom, isso muitas vezes é uma tarefa impossível, pois não é possível estar 24 horas por dia observando cada animal da fazenda. Aí que a Cowmed vai te ajudar! O sistema de monitoramento é capaz de analisar os comportamentos da vaca e identificar quando o comportamento de cio inicia. Fica bem mais fácil de saber o intervalo de horas ideal para que a taxa de sucesso da IA seja maior. 


A melhor forma de combater esses erros é com informação. Ter os dados certos que sirvam de base para suas tomadas de decisão, é essencial. Não é fácil gerenciar todas essas informações, por isso é muito importante fazer uso de tecnologias que possam te auxiliar nesse processo. 


Conte com a Cowmed para ajudar você com isso. Entre já em contato que nossos consultores vão tirar todas as suas dúvidas. 


orcamento-monitoramento-3a80a8b1f7beeb4fddae/UA-199765615-1

Ezequiel Alan Weber

Analista de Marketing

Formado em Gestão do Agronegócio, MBA Gestão Financeira, MBA Administração, Agronegócio e Finanças