A rotina de um produtor de leite é muito corrida: o dia começa cedo, os animais precisam ser ordenhados, alimentados, conduzidos de um local para outro. Não pode esquecer da lavoura para garantir o alimento dos animais, sem falar em toda a logística da fazenda, entre várias outras atividades, sendo todas importantes para a fazenda. Dessa forma a informação que chega nas mãos das pessoas envolvidas na atividade deve ser organizada e direcionar para as ações que devem ser tomadas. Nesse contexto, ferramentas que identificam e avisam quais as ações que precisam ser tomadas são essenciais para otimizar a sua rotina. O sistema de monitoramento da Cowmed é uma dessas ferramentas, observando um a um, o comportamento dos animais.
Um exemplo de manejo importante é o acompanhamento sanitário do rebanho. Para manter um rebanho com boa sanidade existem vários manejos essenciais, desde rotinas como dietas específicas para vacas no pré-parto, manejos pontuais como vacinações periódicas, até o acompanhamento constante dos animais, tarefa que pode se tornar difícil em rebanhos grandes. Nesse âmbito, a Cowmed pode ajudar muito a acompanhar seus animais e um exemplo disso é a identificação de animais com problema de saúde. Aqui nesse post vamos falar sobre um caso de pneumonia.
A pneumonia é a inflamação dos pulmões do animal e essa doença gera um desconforto muito grande para o animal, dessa forma, seu comportamento é muito alterado e a VIC identifica rapidamente essa alteração. Como é visível no gráfico abaixo, o sistema identificou que o animal estava tento alterações 6 dias antes do diagnóstico definitivo e após 3 dias o sistema novamente alertou ao produtor sobre essa alteração. O comportamento do animal se alterou significativamente, principalmente aumentando a ofegação, o que é comum em casos de pneumonia.
Imagem 1 - Gráfico de comportamento animal com alertas de alteração de comportamento.
Monitoramento do Estresse térmico
O estresse é um dos fatores que irá influenciar no bem-estar dos animais de produção, principalmente, o estresse térmico. Segundo pesquisadores e especialistas, o estresse calórico é um dos principais problemas encontrados no manejo de vacas leiteiras, pois há redução na produção e composição do leite, redução do consumo de matéria seca e problemas reprodutivos. Para saber mais sobre o estresse térmico clique aqui.
De forma semelhante a pneumonia, animais que estão passando por estresse térmico também apresentam alterações de comportamento que envolvem aumento da ofegação. Dessa forma fica mais fácil de identificar a adaptação dos animais a novos manejos e estratégias de mitigação o estresse térmico.
Em geral, alterações envolvendo estresse térmico se apresentam em todo o lote e dessa forma, um dado muito importante de ser observado é a média de ofegação de todo o lote para identificar quando os animais estiverem passando por estresse térmico e tomar as ações correspondentes para evitar esse estresse. Pensando em auxiliar na identificação dessas alterações, foi desenvolvido o perfil de ofegação que demonstra a média horária de todos os animais do lote de expressão desse comportamento. Como exemplificado nos gráficos abaixo o sistema de monitoramento destaca os horários que a média de ofegação está acima do limite aceitáveis.
Imagem 2 - Gráfico de perfil de ofegação de lote.
Como apresentado, casos de pneumonia e de estresse térmico possuem uma alteração significativa no comportamento de ofegação dos animais. Sendo assim analisar o comportamento identificado pela coleira da Cowmed, já orienta o produtor e o veterinário a olhar mais atentamente, buscando identificar essas alterações. Para dar agilidade a rotina da fazenda, o sistema de monitoramento gera alertas de saúde e destaca aqueles que foram gerados por alterações na ofegação, através do Status respiratório:
Imagem 3 - Lista de animais com alteração de comportamento.
O alerta de saúde identifica muito precocemente que o animal saiu do seu padrão normal de comportamento e esse alerta leva o produtor a olhar exatamente os animais que irão apresentar uma doença. Dessa forma, é possível tratar esse animal muito antes dele ter perdas significativas de desempenho, fazendo o produtor perder menos dinheiro. O status respiratório direciona mais ainda o produtor e o veterinário para um possível problema respiratório ou estresse térmico e isso dá agilidade ao diagnóstico e salva o bem mais precioso para a rotina do campo, o Tempo.
Vitor Erseno Prediger Schmidt
Analista de Custumer Sucess
Estudante de Medicina Veterinária