COWMED na Fazenda com Marjori Ghellar



A Fazenda Bom Sucesso, localizada em Tuparendi noroeste do Rio Grande do Sul, está prestes a completar 30 anos de existência. A família Ghellar, fundou a fazenda em 1991 e desde lá vem investindo para melhorar a produção. Em 1995 já trabalhavam com 60 animais em sistema semiconfinado, em 2013 foi construído o primeiro Free Stall da fazenda, e no ano de 2019 foi construído mais um galpão, também em sistema Free Stall, para alojar as vacas secas e novilhas. 


Atualmente a propriedade conta com 150 vacas em ordenha e muita tecnologia para ajudar no manejo. Todo esse investimento tecnológico tem como objetivo melhorar a reprodução dos animais, reduzir custo de mão de obra e otimizar o tempo de serviço. 



Marjori Ghellar, uma das sócias da fazenda, com formação em Gestão Financeira e responsável pela sanidade e reprodução da fazenda nos conta o motivo de aderir ao sistema COWMED e seus principais benefícios.

“Em 2017 compramos animais de um rebanho de fora, que trouxe um surto de tristeza parasitária elevando muito a taxa de mortalidade, foi então que começamos a pesquisar sobre o monitoramento e em setembro de 2018 o implementamos. Logo no início do uso do sistema já reduzimos em 15% a taxa de mortalidade.”


O principal motivo dessa redução drástica na mortalidade segundo a produtora é a identificação precoce de problemas sanitários e o acompanhamento da sua evolução utilizando as coleiras de monitoramento COWMED.
“Hoje eu consigo prever com antecedência de 2 a 3 dias alguma anomalia, acompanhar a evolução dos animais ao tratamento curando-os mais rapidamente. Onde antes eu tinha que estar prestando atenção em 150 vacas o tempo inteiro, agora consigo me focar naquelas que realmente precisam da minha atenção.”


Para a produtora é imprescindível se criar uma rotina de acompanhamento dos alertas, ela dá algumas sugestões para quem está pensando em utilizar o monitoramento COWMED.

Dicas da Marjori:


- Analise os gráficos, não adianta ter um sistema de monitoramento e não olhar os gráficos.
-Vá até o animal e observe sinais clínicos ou diferença no comportamento, animais alertados tiveram com certeza alguma alteração.
- Procure entender cada vez mais o sistema e o comportamento das suas vacas, é um aprendizado diário.

Além do monitoramento sanitário, Marjori também ressalta da importância do sistema no acompanhamento reprodutivo.
“Logo que colocamos as coleiras, tivemos um incremento de 5-6% na reprodução, começamos a pegar cios de vacas que não víamos antes.”

O software e aplicativo COWMED permitem não somente a visualização do comportamento das suas vacas, mas todo gerenciamento do seu rebanho e acompanhamento das suas principais taxas zootécnicas.
O monitoramento COWMED é um sistema de inteligência que busca traduzir a opinião das suas vacas, não somente gerando alertas reprodutivos e sanitários, mas melhorando sua tomada de decisão na fazenda, bem como o tempo empregado em cada tarefa.
“Eu consigo ganhar tempo! Sem o monitoramento eu precisava estar prestando atenção em 150 animais o tempo inteiro, agora consigo focar naqueles que apresentam alguma anomalia. Além de que consigo antecipar o tratamento dessas vacas, diminuindo as perdas que teria com vacas doentes.
Sabendo que perder um animal é muito caro, o sistema se paga facilmente."