A tecnologia já está presente na pecuária leiteira a muitos anos e nos dias atuais tem se tornado um diferencial entre propriedades de pouca ou muita produtividade, uma vez que levantam e analisam informações qualificadas e individualizadas de cada animal do rebanho.
Dentre as opções tecnológicas disponíveis ao produtor de leite, uma das mais completas é o monitoramento animal por colares, que são capazes de medir o comportamento do gado 24 horas por dia, além de informar aos produtores sempre que algo não estiver como o desejado.
Separamos 4 dicas para você que está pensando em encoleirar suas vacas sobre o que levar em consideração na hora de tomar esta decisão:
1. Avalie tudo que o sistema mede
Na hora de optar pelo monitoramento animal é muito importante que você esteja ciente de todas as mensurações que a tecnologia pode fazer por você. Acredite, existe bastante diferença.
Hoje em dia é importante que o monitoramento consiga medir comportamentos individuais, mas também segmentá-los em grupos para avaliação de picos de consumo, variação da ruminação e animais que sofrem mais com o calor.
2. Ter um serviço de acompanhamento ao cliente
Tão importante quanto a escolha por entrar na pecuária 4.0, a propriedade precisa saber se a empresa fornece um serviço de acompanhamento ao cliente. Imagine que a equipe da fazenda deve ter visto muito pouco sobre medição de comportamento das vacas até o momento. Assim, ao contratar um serviço de acompanhamento com treinamentos periódicos e engajamento adequado, as chances de sucesso no uso da tecnologia aumentam substancialmente.
Na COWMED cada cliente tem uma jornada de sucesso após a compra, que vai desde a implantação da tecnologia, a interpretações dos alertas recebidos pelo sistema, culminando com o profundo conhecimento do seu rebanho e comportamento individual de suas vacas.
O serviço de acompanhamento é a garantia que a fazenda tem de que terá o suporte necessário da empresa sempre que precisar, 7 dias por semana.
orcamento-monitoramento-3a80a8b1f7beeb4fddae/UA-199765615-1
3. Fornecer garantia total dos produtos
Outro ponto importante a ser analisado é a garantia dos produtos.
Considerando que as coleiras estão dispostas em vacas que pesam mais de 500 kg, submetidas a diferentes mudanças de aspectos climáticos, como chuva, calor intenso, vento, impactos em canzis ou outras estruturas. É necessário saber o que acontecerá em qualquer eventualidade de avaria do produto.
Em caso de quebras é muito importante que a empresa troque o colar o mais rapidamente possível para que o animal siga monitorado. Da mesma forma os centros de processamento de dados (antenas) que captam as informações dos colares, visto que geralmente em zonas rurais a eletricidade tem bastante variação e a ocorrência de tempestades com raio são frequentes.
Na COWMED todo produto tem garantia total pelo tempo de uso, ou seja, se um raio cair e queimar uma antena, ela será substituída sem custo adicional, se uma coleira quebrar por impacto ou outro motivo, idem. E o melhor, por ser uma empresa nacional todos os produtos são enviados do Brasil e trocados no menor tempo possível, tudo para que suas vacas não fiquem nunca desassistidas.
4. Engajar o trabalho com toda equipe da fazenda
Por fim, o mais importante de tudo: a equipe da fazenda precisa estar comprometida! De nada adianta investir na melhor tecnologia de monitoramento, ter as vacas na palma da sua mão, se a equipe da fazenda não estiver engajada para o melhor entendimento do comportamento de seus animais.
É muito simples receber um alerta de alteração comportamental, mas poucos são os profissionais que tentam entender o motivo da geração de cada alerta ou como avaliar uma vaca em transição, por exemplo.
A coleira retrata o mais puro comportamento de suas vacas e seu rebanho e é uma das ferramentas mais poderosas no mercado. As propriedades que investem na autonomia dos seus colaboradores, tomando decisões baseadas em dados concretos, haverá maior sucesso na utilização do sistema e consequentemente produtividade da fazenda.
Deixar uma pessoa responsável pelo monitoramento, olhar o comportamento das vacas uma vez ao dia, ter horário de acompanhamento dos alertas, são algumas dicas de quem utiliza monitoramento COWMED a alguns anos e já tirou ótimos resultados. Olha só as dicas destes produtores:
Espero ter ajudado você a entender um pouco mais do que observar quando escolher entrar para a pecuária digital e entender melhor seus animais. Hoje a COWMED é a maior empresa de monitoramento do Brasil e tem um dos sistemas de monitoramento mais completo do mundo, com coleiras, software de gestão de rebanho e aplicativo integrado.
orcamento-monitoramento-3a80a8b1f7beeb4fddae/UA-199765615-1
Leonardo Guedes
Diretor de operações
Engenheiro eletricista; Mestre em computação; Doutorando em Zootecnia.