A atividade leiteira iniciou em 2008 na propriedade da família do produtor Hiomar Neuberger, com poucos animais era uma atividade secundária, que tinha na produção de grãos a maior concentração de renda até aquele momento.
Aos poucos o plantel de vacas foi aumentando e a atividade sendo cada vez mais observada como estratégica pelos proprietários, uma vez que ajudava muito nos custos da propriedade.
Com o auxílio da Cooperativa Cotrijal a fazenda sempre buscou elevados níveis de profissionalismo e gestão, desde seu início procurando treinamentos, palestras, visitas técnicas e tecnologias inovadoras que pudessem otimizar a produção da fazenda. Além de ser a primeira propriedade da região a investir num sistema de internet visando adaptar a propriedade ao novo mundo, em 2016 a família decidiu investir num sistema de confinamento por Compost Barn visando aumentar a produtividade dos animais que na época girava em torno de 18 a 20 litros de leite.
O confinamento entrou em funcionamento em março de 2017, e a partir daí a atividade leiteira ganhou um destaque maior e a produção começou a aumentar gradativamente, mesmo que alguns desafios começassem a surgir a partir deste novo modo de manejo.