A atividade leiteira iniciou em 2008 na propriedade da família do produtor Hiomar Neuberger, com poucos animais era uma atividade secundária, que tinha na produção de grãos a maior concentração de renda até aquele momento.
Aos poucos o plantel de vacas foi aumentando e a atividade sendo cada vez mais observada como estratégica pelos proprietários, uma vez que ajudava muito nos custos da propriedade.
Com o auxílio da Cooperativa Cotrijal a fazenda sempre buscou elevados níveis de profissionalismo e gestão, desde seu início procurando treinamentos, palestras, visitas técnicas e tecnologias inovadoras que pudessem otimizar a produção da fazenda. Além de ser a primeira propriedade da região a investir num sistema de internet visando adaptar a propriedade ao novo mundo, em 2016 a família decidiu investir num sistema de confinamento por Compost Barn visando aumentar a produtividade dos animais que na época girava em torno de 18 a 20 litros de leite.
O confinamento entrou em funcionamento em março de 2017, e a partir daí a atividade leiteira ganhou um destaque maior e a produção começou a aumentar gradativamente, mesmo que alguns desafios começassem a surgir a partir deste novo modo de manejo.
Maiara Neuberger, sócia proprietária da fazenda, conta com orgulho a evolução dos resultados da propriedade.
“Atualmente são 3 anos e 8 meses que estamos no sistema, com 60 animais em lactação, média de produção de 37 litros leite vaca/dia, DEL de 158 dias. A propriedade vem trabalhando com acasalamento com alto padrão genético, possui um plantel de 104 animais na propriedade contando os animais em lactação, terneiras, novilhas e vacas secas.”
Maiara ainda conta os focos de trabalho nos últimos anos que levaram a propriedade a chegar nestes resultados.
“Não se tinha um trabalho tão grande com genética, reprodução, saúde das vacas, criação de terneiras e novilhas e a propriedade vem trabalhando muito essa parte ao longo dos últimos 4 anos”.
PECUÁRIA 4.0 – COWMED NA FAZENDA
Em outubro de 2019 juntamente com a Cooperativa Cotrijal a propriedade resolveu adotar uma forma nova de ouvir suas vacas, e optou por monitorar 40 animais do seu rebanho através dos colares COWMED. O objetivo era entender de forma mais concreta e precisa como cada vaca monitorada se comportava ao longo de cada hora do dia, buscando assim não somente melhorar seus índices zootécnicos mas proporcionar mais bem-estar ao rebanho.
Como sempre na sua história, a fazenda queria melhorar, crescer, fosse aumentando os índices reprodutivos através da detecção de cios, como salvando vacas pela detecção precoce de doenças.